top of page
Foto do escritorFabiana Chueco

ARTETERAPIA - O que é? Para quem é indicada?

Atualizado: 9 de jul. de 2024


A Arteterapia teve sua "aparição" com a junção da Arte com a terapia, por volta do século XIX. Nessa época aconteceu o uso da Arte como complemento importante no tratamento da saúde mental e foi explorada por alguns psiquiatras.


Surgimento da Arteterapia

A Arteterapia tem seus primeiros movimentos com Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. Freud, na Psicanálise, analisou que, através de nas produções artísticas, conteúdos do inconsciente se manifestavam.


Jung entendia que a Arte auxiliava no processo de cura emocional, não apenas na representação do inconsciente, mas concluiu que a criatividade possui uma função psíquica natural. Ele foi o primeiro a utilizar as expressões artísticas com seus pacientes como ferramenta de análise e de auxílio no trabalho terapêutico/emocional.

No Brasil, o uso da Arte teve espaço para atendimentos terapêuticos em hospitais e teve dois grandes integrantes: Osório César, em São Paulo, com a visão Psicanalítica Freudiana.


Nise da Silveira

Nise da Silveira foi pioneira, mudando os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil. Filha de uma pianista com um professor de matemática, ela se rebelou contra os métodos agressivos aplicados em pacientes com transtornos mentais, como o eletrochoque e o confinamento.


A psiquiatra nasceu em 1905 e morreu aos 94 anos. Um dos tratamentos desenvolvidos por Silveira foi a expressão dos sentimentos pelas Artes, especialmente a pintura. A produção artística de alguns pacientes ganhou reconhecimento pela qualidade estética, além de ter demonstrado resultados positivos na recuperação. As obras estão expostas no Museu de Imagens do Inconsciente, inaugurado em 1952 por Silveira, cinco anos após fundar a Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação

no centro onde trabalhava.

Para que a Arteterapia é indicada?


Ela estimula a criatividade e a imaginação.


Capaz de aliviar as emoções mais profundas, relaxar o corpo e a mente.


Aumenta a autoestima, a autoconfiança e o poder pessoal.


Reduz consideravelmente o estresse e a Ansiedade.


Alivia tensão muscular, nervosismo e irritação.


Também é muito poderosa para liberação da raiva,

mágoa, culpa e rancor.


Melhora o foco, a coordenação motora, a

concentração e a capacidade de ter ideias.


Melhora a Depressão, tristeza, angústia e estados depressivos causados por perdas.


Muito benéfica para pessoas tímidas, com dificuldade de falar em público,

de se expressar verbalmente e demonstrar sentimentos.


Promove autoconhecimento e contato consigo mesmo.


arteterapia


Ajuda a entender melhor os estados mentais e emocionais.

Melhora considerável para quem não consegue falar não e se impor.


Excelente recurso para pessoas agitadas, que não conseguem

ter paz interior.


Uma das melhores ferramentas para manter-se no momento presente.


Conteúdos inconscientes


Em especial a Arteterapia é extremamente benéfica em liberar conteúdos

do inconsciente.


Nós temos milhares de imagens, sensações, emoções, lembranças,

ideias e pensamentos que estão armazenados em nossa mente inconsciente. Muitas podem ser passagens e lembranças traumáticas ou que nos causem dor. Principalmente a infância, que são nossos primeiros aprendizados e o contato com as ideias, a educação e as crenças de nossos pais ou quem nos criou.


A Arteterapia irá trabalhar, através do fazer artístico, a liberação dessas memórias, como uma forma de "elaborar, compreender e soltar" nas atividades realizadas.

Usando tinta, lápis, papel, giz, cola, recortes...

Muitas atividades são direcionadas e temáticas, porém, dentro dessas propostas muitos conteúdos, identificados ou não por nós, estão sendo liberados da mente, fazendo com que as emoções, os pensamentos e sentimentos mudem e comecem a promover bem estar, relaxamento e tranquilidade interior.


Mesmo que não façamos uma leitura emocional de uma peça ou obra artística, todas trazem conteúdos da mente consciente e inconsciente.


Arteterapia para crianças


Para crianças é uma ferramenta maravilhosa, pois atua aliviando emoções,

melhora a concentração delas, alivia Ansiedade, insônia, estados depressivos, falta de concentração, irritabilidade,

falta de compromisso e foco.


Trabalhei muitas técnicas e recursos quando era professora de Arte na Educação Especial, e afirmo que a Arteterapia é fantástica para o Autismo ou outras necessidades especiais. Para crianças com TDAH também. ​

Arteterapia para idosos


Para idosos a Arteterapia promove muitos benefícios, pois além de atuar em todas as áreas citadas acima, também ajuda nas emoções de possível carência, cansaço mental, solidão, falta de apoio emocional, entre outros.


Idosos que nunca fizeram nenhum tipo de trabalho terapêutico

podem trazer muitas memórias, pensamentos negativos, situações mal resolvidas emocionalmente, traumas, crenças e ideias limitantes e o fazer artístico será de grande valia para liberação desses conteúdos internos.


Mesmo idosos que estejam muito bem com as emoções, podem trabalhar a Arteterapia para autoconhecimento, alívio mental e relaxamento.





70 visualizações
bottom of page